Search
terça-feira 25 julho 2017
  • :
  • :

Parabéns ao inventor das Squads!

Confesso que demorei um pouco para entender o que era (efetivamente) uma Startup e o novo modelo de trabalho que ela vinha oferecendo. Mas hoje, com uma bagagem maior sobre o assunto e com cases de sucesso que já vi por aí, posso dizer que elas têm a minha admiração e se tornaram minha grande inspiração quando se fala em empreendedorismo.

Lendo uma matéria sobre o tema, descobri ainda as “Squads”, um modelo inovador e nada tradicional dentro do organograma de um empresa. Sem um departamento de marketing, as equipes (ou células) dão conta de tudo e mais um pouco! Não estou dizendo que os profissionais de marketing são substituíveis e não têm mais lugar no mercado – longe disso – comecei minha carreira na área de marketing e aprendi muito. A lógica agora é que esses profissionais tenham uma ajudinha a mais… É simples, as Squads são formadas por especialistas com habilidades diferentes, vindo de vários departamentos como comunicação, vendas, TI… Imagine só você ter que montar uma campanha urgente para passar para o cliente e o computador dá problema… Até abrir um chamado para o departamento de TI e ser atendido, a oportunidade de negócio já passou e você ficou na mão… Com as Squads você já tem a TI dentro da sua própria equipe! A ideia aqui é somar e não eliminar funções!

“De maneira simplificada, squads são pequenos times multidisciplinares que têm objetivos específicos, autonomia para tomar decisões, contato direto com stakeholders e, por tudo isso, se movem rapidamente.” (Renato Mendes – sócio da Organica, professor de Marketing Digital do Insper e mentor Scale Up da Endeavor Brasil).

Autonomia, agilidade, resultados… As Squads são praticamente pequenas Startups dentro de uma empresa! Os objetivos continuam sendo os mesmos… Gerar leads capazes de converter em novos negócios (tirando as exceções, esse é o principal objetivo dos empreendedores, não é?), só que de forma muito mais inovadora e rápida.

O Spotify é um exemplo de empresa que optou por esse conceito de trabalho e resultou no que a gente já sabe, um sucesso! É chegada a hora de aprender a pensar como elas!

5.00 avg. rating (96% score) - 1 vote


Ligia Corrêa

Publicitária, com 4 anos de experiência na área de marketing B2B e B2C e apaixonada por artes marciais. Atualmente atua como Social Media Manager em uma agência de comunicação.


Loading Facebook Comments ...