Arte
Os livros objeto de Julio Plaza

Para quem trabalha com design de embalagem ou adora criar materiais impactantes e fora do padrão, os cortes especiais são a melhor maneira de deixar a criatividade fluir. O impresso pode assumir qualquer forma desejada: redondo, irregular, no formato do produto ou de uma imagem que represente o serviço e conceito de venda… As possibilidades são infinitas!
Agora, usar os cortes especiais pra criar interatividade com o leitor? Melhor ainda!
Uma fonte de inspiração para essa técnica é o artista espanhol Julio Plaza. Não, ele não era publicitário nem marketeiro, era um artista plástico espanhol que tornou-se conhecido e destacado como artista multimídia e designer gráfico.
Veio pela primeira vez para o Brasil em 1967, junto com a comissão espanhola para expor sua arte na 11ª Bienal de São Paulo, e em 1973 veio novamente para ficar, atendendo aos convites para lecionar na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e também na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.
Seus livros objetos foram publicados pela primeira vez em São Paulo na década de 70. Os livros eram feitos com serigrafia, usando basicamente elementos geométricos nas cores primárias azul, amarelo e vermelho, que se projetam para fora do papel através de muitos recortes especiais, dobras e vinco, formando imagens tridimensionais em formato pop up. Conforme o leitor mexe e interage com o livro as formas se transformam e ganham novos contornos.
Depois, em parceria com o poeta Augusto de Campos publicou o livro “Poemobiles”, com o mesmo conceito de livro objeto mas com versos que se escondem e se revelam dentro das formas conforme o leitor manipula o livro, fazendo com que o texto seja vivo e tridimensional, se desprendendo do velho conceito de livro estático. O livro integra a sonoridade, a visualidade e o sentido de cada palavra do poema. Genial!
As obras são grande inspiração para a era de interatividade que vivemos na comunicação e marketing hoje. Quem disse que o interativo só existe no digital?
Pra quem ficou curioso e quer conhecer mais sobre a vida e obra do artista, vale a pena visitar a exposição no museu MAC USP.
MAC USP Ibirapuera
Terça a domingo das 10 às 18 horas
Segunda-feira fechado
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
04094-050 – São Paulo – SP – Brasil
55 11 2648.0254
Entrada gratuita